Cursos Especiais

Ginástica para a Terceira Idade

RESUMO

A Ginástica oferece entre suas múltiplas alternativas do movimento, manter esta população no máximo de suas possibilidades motoras em tempos onde a autogestão ocupa um papel importante na vida do Idoso.

Professores de Educação Física e facilitadores do movimento corporal encontrarão neste curso uma proposta metodológica para atuar no plano operativo. Apresentam-se exercícios práticos para a Força, Flexibilidade, Coordenação e Resistência. Serão utilizados diferentes materiais como elementos de motivação, fundamentados por uma análise das mudanças mais importantes na medida em que os anos vão passando. Uma análise detalhada dos cuidados que a velhice requer em relação aos aspectos técnicos metodológicos, fisiológicos e psicológicos, assim como os elementos básicos para o comando da aula e a formulação do programa no dia-a-dia.

OBJETIVOS

  • Capacitação técnica-metodológica na administração dos exercícios com diferentes grupos da Terceira Idade.
  • Construção da Aula de Ginástica.
  • O uso da música e dos materiais.

PROGRAMA

Características psicossomáticas: O aparelho locomotor, os músculos, ossos, articulações, aparelho cardiorrespiratório, pele, ouvido e olhos. Adequação pedagógica frente às principais mudanças. O que fazer?

Comportamentos e necessidades.

Objetivos gerais e objetivos específicos.

Os exercícios: de força, coordenação, flexibilidade, resistência e locomoção. Organização e dinâmica de caminhadas

Cuidados importantes a serem considerados: técnicos-metodológicos, fisiológicos e psicológicos, durante o percurso da aula.

Construção da aula de ginástica: a seleção do conteúdo e o método adequado referente à intensidade e repetições. Estrutura da aula: aquecimento, parte central e parte final.

Conheça também os outros cursos:

contato@raullorda.com
(51) 3516-5506 / (51) 9720-5506
Zira