Curso Básico

Terceira Idade, Ginástica e Recreação, uma alternativa de Vida e Saúde

RESUMO

Estudos realizados em diferentes partes do mundo indicam que por distintos motivos a população aumentou tanto em quantidade como em anos de vida, motivo pelo qual requer a atenção dos técnicos nas mais diversas especialidades, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.

Solidão, marginalidade e falta de comunicação conformam a trilogia dos nossos tempos e instala-se na terceira etapa da vida de uma maneira implacável.

As atividades ginásticas e recreativas selecionadas adequadamente são uma ferramenta fundamental na construção de espaços solidários e cooperativos, onde a comunicação é sinônima de prazer com efeitos fisiológicos e psicológicos importantes.

Uma proposta metodológica para atuar no plano operativo, com exercícios para a Força, Flexibilidade, Coordenação e Resistência. Integra o programa, Jogos de integração, expressões rítmicas, sensoriais, de respiração, memória e raciocínio, com a ajuda de diferentes materiais. As atividades têm por fundamento uma análise das mudanças mais importantes na medida em que os anos vão se passando, considerando os cuidados que a velhice requer em relação aos aspetos técnicos metodológicos, fisiológicos e psicológicos. Elementos básicos para o comando da aula e a formulação do programa completam a proposta.

OBJETIVOS

O corpo muda na medida  em que o tempo passa. É necessário entender este processo para atender necessidades e interesses, buscando as alternativas pedagógicas que facilitem o processo metodológico no desenvolvimento da aula.

  • Entender a problemática da Terceira Idade para atender suas necessidades e interesses.
  • Capacitação técnica metodológica para atuar no plano operativo com diferentes grupos de Terceira Idade.
  • Construção da Aula de Ginástica.
  • Como utilizar a ferramenta Recreação.
  • Planos e Programas.

PROGRAMA

Características psicossomáticas: O aparelho locomotor, os músculos, ossos, articulações, aparelho cardiorrespiratório, pele, ouvido e olhos. Adaptações anatômicas e fisiológicas que facilitam o nosso trabalho.

Objetivos gerais e específicos em Ginástica e Recreação.

Os exercícios: de força, de coordenação, de flexibilidade e resistência.

Os jogos para a integração, a expressão rítmica, expressão artística, de estimulação visual e respiratória. O Programa recreativo.

Cuidados importantes a serem considerados: técnicos metodológicos, fisiológicos e os psicológicos.

Conheça também os outros cursos:

contato@raullorda.com
(51) 3516-5506 / (51) 9720-5506
Zira